Foto: Comunicação - CMFI
O Projeto Divas foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da lei 5.597/2025. A ONG, fundada em 2022, ajuda mulheres em situação de risco ou vítimas de violência e abuso de seus ex-companheiros, oferecendo assistência psicológica, jurídica e cursos profissionalizantes para que as mulheres possam ter novas oportunidades de recomeçar a vida.
Com a declaração de utilidade pública, originada do Projeto de Lei 151/2025, de autoria do vereador Bosco Foz (PL), a entidade poderá fazer parcerias e também receber subvenção. O vereador explicou que a declaração foi um passo importante e demonstra preocupação com as mulheres em situação de vulnerabilidade, que por vezes não têm acolhimento do poder público.
A iniciativa surgiu de um sonho de Vânia Regina, presidente do Projeto Divas. Tudo começou quando, em um encontro, uma de suas amigas compartilhou sua experiência em um relacionamento abusivo. “Depois do encontro, comecei a receber mais relatos de que algumas das minhas amigas estavam sofrendo violência doméstica”, afirmou Vânia.
“Eu estava em uma situação ruim de violência doméstica. O pai dos meus filhos começou a me obrigar a fazer as coisas sem eu querer. Foi então que conheci a Vânia, que sempre nos ajudou”, compartilhou uma vítima de violência que preferiu não se identificar.


0 Comentários