A operação especial do Comitê Municipal de Combate à Dengue buscou identificar imóveis com indícios de focos do mosquito Aedes aegypti.
Foram inspecionados nove endereços, dos quais oito foram notificados, sendo quatro deles com focos de dengue e cinco por falta de asseio, resultando na eliminação de 13 criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Dos nove imóveis vistoriados, um se localizava na região central e um na região do Três Bandeiras, enquanto os demais situavam-se na região do Porto Meira e Campos do Iguaçu.
A inspeção incluiu a entrada em locais fechados, abandonados, que, em vistorias passadas, já apresentavam acúmulo de lixo, objetos descartados ou que apresentaram resistência à fiscalização, conforme prevê a Lei Federal nº 13.301/2016.
As ações têm caráter emergencial e preventivo, integrando esforços entre as secretarias do município para conter o avanço da dengue.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Finanças e Orçamento, por meio da Diretoria de Fiscalização, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas (DVFPO).
A Prefeitura reforça que os moradores devem permitir a entrada dos agentes, manter quintais limpos e eliminar recipientes que acumulem água. Denúncias sobre imóveis abandonados ou com suspeita de focos podem ser feitas ao CCZ, pelo telefone (45) 2105-2828, ou à Ouvidoria Municipal, pelo número 156.


0 Comentários