O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta semana da Paraná Faz Ciência 2025, feira acadêmica realizada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, e ressaltou a prioridade que o Estado vem dando aos investimentos em ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ele ressaltou que desde 2019, o orçamento público destinado para ciência e tecnologia teve um aumento expressivo.
O parlamentar defendeu a continuidade da ampliação dos investimentos, assegurando previsibilidade para as universidades estaduais, para os pesquisadores, corpo docente e alunos, e reafirmou que o fortalecimento da ciência e da inovação é peça-chave para o desenvolvimento do Estado. “É um compromisso que assumimos com as próximas gerações: valorizar nossos profissionais, premiar talentos e garantir que o Paraná continue estimulando a pesquisa, a inovação, sustentabilidade e os avanços da tecnologia”, disse Curi.
Pela primeira vez na história, a feira Paraná Faz Ciência recebeu uma sessão da Assembleia Itinerante. Segundo Curi, a presença do Poder Legislativo no encontro reforça o compromisso dos parlamentares em assegurar recursos orçamentários para o setor, e reforçou que este é um investimento estratégico. “Esse investimento tem se traduzido em pesquisas relevantes, projetos premiados e, principalmente, em oportunidades para a juventude paranaense”, afirmou.
Futuro – O deputado destacou ainda a importância de programas de incentivo aos estudos acadêmicos e o reconhecimento de projetos de professores e alunos do ensino superior. Ele também salientou que é essencial que haja integração entre a pesquisa acadêmica e as diversas cadeias produtivas do Paraná. “Eu sempre acreditei na ciência e o futuro não se constrói sem tecnologia, sem inovação e sem a ciência”, observou Alexandre Curi.
Curi salientou ainda a qualidade do ensino ofertado pelas universidades estaduais do Paraná. “Nossas universidades têm professores e pesquisadores de altíssimo nível e formam jovens que são referência nacional. O nosso papel é garantir estabilidade e ampliar os recursos para o fortalecimento das instituições de ensino superior e para a pesquisa, porque os estudos exigem tempo, dedicação e financiamento. É com esse apoio que o Paraná vai seguir crescendo”, pontuou Curi.


0 Comentários