Ad Code

Itaipu AquiTem Ebanner 1200x150px (1)

Grito de Carnaval marca primeiro dia do FozFolia, nesta sexta (13)

Um cortejo de blocos, no entorno da Praça da Paz, fará o tradicional Grito de Carnaval, às 18h desta sexta-feira, 13, marcando o início do primeiro dos cinco dias de FozFolia. O cortejo segue até o palco principal, na terceira pista da JK, onde o batuque do Olodum se integra às apresentações e leva um ritmo contagiante para envolver moradores e turistas. Uma recomendação: além de dançar e cantar, leve uma cadeira para apreciar o espetáculo quando estiver cansado. O público terá à disposição duas feiras de comercialização de alimentos e bebidas.

Às 20h haverá então a abertura oficial do FozFolia, quando o prefeito General Joaquim Silva e Luna fará a entrega simbólica da chave da cidade de Foz do Iguaçu ao Rei Momo, Leonardo Moisés Galdino de Oliveira, e à Rainha do Carnaval 2026, Lívia Costa Santos. A festa segue então com apresentações de Kaburé Maracatu, Brasil ExportaSom, Samba de Boemia, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores e Baile do Fumê, entre outras atrações.

Grupos nacionais e locais

Durante os cinco dias de festa, o FozFolia vai reunir 40 atrações locais e duas nacionais, a banda de xote Falamansa e o grupo de pagode ImaginaSamba. Isto é garantia de música e diversão para todos os gostos e idades.

Reúna a família, parentes, amigos e colegas de todas as épocas para viver a maior festa popular do Brasil, com sabor de tríplice fronteira. O carnaval é realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural. A diretora-presidente da Fundação, Patrícia Iunovich, garante: “Se você é de Foz ou visitante, prepare-se para dias de festa, cultura e muita animação! Com um detalhe importante: será uma festa segura, com um sistema de policiamento inédito para esta época”.

Xote na praça

No sábado (14), a programação começa às 18h, com os grupos Afoxé Ogún Funmilaiyó, Maracatu Alvorada Nova, Pisêres de Embaúba e Forró di Fogueira, além da participação de um DJ com uma variada programação musicial e outras atrações ao longo da noite. Às 22h, o público dança ao som de Falamansa, que une dança e ritmo contagiante capaz de agradar desde os mais jovens até os idosos. Diversão garantida, de fato.

O domingo (15) marca a volta do tradicional Carnaval da Saudade, das 16h às 20h, com matinê de marchinhas. Também haverá atividades recreativas, pintura facial, desfile de fantasias infantis e shows de Pisêres de Embaúba, Samba Temperado, Samba de Boemia, Misturazz Samba Quinteto, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores, Contratempo e Baile do Fumê.

Durante o período do Foz Folia, o público também poderá visitar a exposição “Diversidade”, do Grupo Dignidade, em cartaz na Sala Haroldo Alvarenga, ampliando a programação cultural e reforçando o respeito, a inclusão e a valorização das diferentes expressões da sociedade.

ImaginaSamba

Na segunda-feira (16), a partir das 18h, sobem ao palco os grupos Afoxé Funmilaiyó e Maracatu Alvorada, além dos blocos Papai Urso e Demorei Mas Cheguei. Às 22h, mais um show nacional, desta vez com o pagode do grupo ImaginaSamba, que há mais de 25 anos faz sucesso como uma banda divertida, animada e que transmite mensagens otimistas, amorosas e leves.

Mas, como tudo que é bom também tem fim, o FoliaFoz tem dia e horário marcado para encerrar as atividades: as 23h de terça-feira, dia 17. Mas até a despedida, haverá muita diversão, com atividades a partir das 16h, incluindo novamente o Carnaval da Saudade. A noite terá apresentações dos grupos Kaburé Maracatu, Samba de Boemia, Misturazz Samba Quinteto, Ginga Samba, João e os Bons Jovens, Mistura de Cores, Baile do Fumê e

InspiraSamba

A despedida do Carnaval será com a Canja do Galo Inácio, que completa 25 anos de existência. Para este ano, a meta é vender 5 mil canjas. O dinheiro arrecadado irá atender instituições que atendem carentes, entre elas o Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu. A Canja do Galo Inácio tornou-se um símbolo de confraternização e de despedida do Carnaval em Foz do Iguaçu.

Postar um comentário

0 Comentários