
Foto: Banco de Imagem - Canva
O direito ao amparo psicológico gratuito e prioritário para vítimas de crimes violentos está mais próximo de se tornar realidade em Foz do Iguaçu. O Projeto de Lei nº 216/2025, de autoria do vereador Cabo Cassol (PL) e aprovado por unanimidade no final do ano passado, autoriza o Poder Executivo a oferecer suporte emocional e orientação às pessoas afetadas por traumas decorrentes de crimes violentos.
O texto estabelece que o atendimento seja realizado por profissionais devidamente habilitados na área da psicologia, de forma regular e contínua, respeitando as necessidades individuais de cada vítima. Para ter acesso ao acompanhamento psicológico, será necessário comprovar a condição de vítima por meio de documentação oficial, como o Boletim de Ocorrência registrado pelas forças policiais ou pela Guarda Municipal.
De acordo com o autor da proposta, a iniciativa busca garantir que essas pessoas, muitas vezes em situação de fragilidade emocional, recebam atendimento prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS).

0 Comentários