Foto: Christian Rizzi - CMFI
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou nesta sexta-feira (05/09) a solenidade de posse de 15 vereadores mirins, alunos do Colégio Cívico-Militar Professora Carmelita de Souza Dias, integrantes do Parlamento Jovem 2025. O projeto é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e busca aproximar os jovens da política, estimulando a cidadania, o senso crítico e a participação democrática desde a escola. A solenidade foi aberta e conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Debrito (PL).
O evento contou com a presença dos vereadores: Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos); Soldado Fruet (PL), Bosco Foz (PL), Evandro Ferreira (PSD), Sidnei Prestes (Mobiliza) e Valentina Rocha (PT). Além dos parlamentares, também estiveram presentes: João Zisman, Secretário Municipal de Comunicação; Fabio Soares de Oliveira, Diretor do Colégio Professora Carmelita; Luciano Villela, Diretor de Comunicação Institucional da Prefeitura; Ludimilla Holanda, Diretora de Mídias Sociais da Sec. de Comunicação da Prefeitura; Capitão Eduardo Edilberto, Monitor Militar do Colégio Carmelita e Pedro Rodrigues, Assessor Especial de Relações com o Legislativo.
A 1ª Secretária do Poder Legislativo iguaçuense, vereadora Professora Marcia Bachixte (MDB), realizou a leitura do termo de posse dos 15 vereadores mirins. Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem foram: Alex Teixeira da Rosa; Ana Julya Jardim Correa; Analice Ferreira Martinelli; Carlos Miguel Araújo; Caroline do Nascimento Steffens; Isabelly Vitoria Sotello; Kamilly Rafaely Fagundes; Kaue Figueiredo Ferronatto; Kelvin Willian Silva da Luz; Maria Clara Januário Bechlin; Nicolas Alejandro Mareco Fretes; Nicolly Vitoria Martins da Silva; Ruth Silveiro Gonzalez; Sophia Damian Reis Nunes e Walentina Souza Cruz.
Veridiana Antoniazzi, Chefe do Núcleo Regional de Educação, falou: “Ver nossos estudantes assumirem o papel de vereadores mirins, emociona. Porque prova que a educação é capaz de abrir portas, despertar talentos e transformar vidas. Quero expressar minha profunda gratidão aos diretores e professores. Se hoje, nós temos estudantes como vocês, é porque nós temos um professor que acreditou, um diretor que apoiou e uma escola que incentivou”.
O Prefeito, General Joaquim Silva e Luna, marcou presença e comentou: “Hoje celebramos a posse de 15 vereadores mirins e a democracia no seu nascedouro e em seu exercício mais puro, a participação da juventude. Cada cadeira ocupada pelos estudantes simboliza o compromisso de uma geração que está aprendendo, desde cedo, que política é diálogo, construção de consenso e responsabilidade”.
Carlos Miguel Araújo, vereador mirim mais votado, falou na tribuna: “Quero expressar nossa alegria e honra de participar desse momento histórico, a posse dos vereadores mirim no Parlamento Jovem. Esse projeto nos mostrou que a política não é algo distante da nossa realidade, e sim presente no nosso dia a dia. É a oportunidade de aprender mais sobre honra, trajetória, confiança e compromisso coletivo. Ser um vereador mirim significa a voz da juventude para essa Casa de Leis, compartilhando nossas preocupações e aspirações”.
O presidente da Casa, Paulo Debrito (PL), encerrou a posse dos vereadores mirins: “O projeto Parlamento Jovem aproxima a Justiça Eleitoral e o Legislativo da população, especialmente dos jovens. Essa presidência felicita os novos vereadores mirins e deseja sucesso no desempenho das suas funções, que saiam daqui com maior consciência cidadã e sigam com interesse pela vida pública, sempre em benefício da comunidade”.
0 Comentários