Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz
O aumento de casos de acidentes com escorpiões na cidade tem causado preocupação e impactado na saúde pública. Em virtude disso, a vereadora Yasmin Hachem (PV) entrou com requerimento (270/2025) questionando o Poder Executivo a respeito de quais medidas estão sendo adotadas para combater a proliferação do animal peçonhento.
A picada do escorpião é especialmente perigosa para crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Na proposição Legislativa a vereadora questiona: quantos casos de acidentes com o animal foram registrados em Foz de 2022 até 2025, discriminados ano a ano; Qual número de atendimento de captura de escorpiões realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no mesmo período; Quais são as medidas preventivas e corretivas adotadas pelo município para controle populacional de escorpiões; Se existe algum plano de ação municipal específico, cronograma
“Fizemos uma série de perguntas, tentando entender quais dados a prefeitura tem, quais são as áreas prioritárias, localidades que mais aparecem os escorpiões e quais os canais que a população pode chamar a prefeitura para resolver problemas como esse. A gente sabe que não é fácil manuseio de escorpião, a captura não deve ser feita de qualquer forma”, pontuou a vereadora Yasmin Hachem (PV). Além disso, a parlamentar comentou que fez uma indicação (1346/2025) com sete ações e projetos que a prefeitura poderia fazer para conter o problema.
De acordo com notícias veiculadas pela imprensa recentemente, o CCZ contabilizou crescimento de chamados para casos com escorpiões nos últimos 5 anos. Dados dão conta de que entre 2020 e 2024 os registros anuais saltaram para 736 ocorrências, quando eram de 393. O requerimento foi aprovado e aguarda retorno oficial do Poder Executivo.
0 Comentários