Foto: Thiago Dutra/PMFI.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu deu início a um importante projeto na área educacional que irá contribuir com o futuro de milhares de crianças. As aulas de Robótica começaram nesta quarta-feira (26) no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, e serão estendidas às escolas de período integral Parigot de Souza e Gabriela Mistral, às escolas João XXIII e Cecília Meireles, que realizam jornada ampliada com atividades no contraturno, e aos demais Centros Escola Bairro Clóvis Cunha Viana, Darci Zanatta e Arnaldo Isidoro de Lima.
O início das aulas foi acompanhado pelo prefeito Chico Brasileiro, que ressaltou o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública. “Todo esse investimento visa fazer com que Foz do Iguaçu seja referência nacional em educação e, além disso, estamos gerando igualdade de oportunidades para os estudantes”.
A proposta da robótica, segundo ele, é estimular nos estudantes o interesse pela tecnologia, mas, acima de tudo, democratizar o acesso ao conhecimento. “Uma criança que tem acesso à robótica tem acesso à compreensão de programação, estrutura e funcionalidade, que auxiliarão em qualquer profissão que ela escolher seguir. As crianças estão sendo preparadas para novas oportunidades de vida e precisam ter acesso a tudo o que um estudante pode ter na rede privada”, disse Brasileiro.
Pedagógico
A secretária da educação, Maria Justina da Silva, explica que a robótica será uma aliada de todas as disciplinas, já que estimula o raciocínio lógico, o pensamento estratégico e o trabalho em equipe. “A robótica era um sonho antigo, que começou lá em 2019, mas que devido à pandemia só agora conseguimos concretizar e formatar um modelo de atendimento. Nosso principal objetivo com a retomada das aulas presenciais foi a recomposição dos conteúdos, e a robótica vem auxiliar neste trabalho, porque contribui com todas as áreas do conhecimento”, ressaltou.
Durante as aulas de robótica, os alunos terão acesso aos kits e ferramentas para a construção de projetos, que têm como base a estrutura, a energia e a programação. “Todos os estudantes da rede já têm aulas de informática e pensamento computacional e agora teremos algo a mais para essas crianças colocarem em prática o que aprendem na disciplina. Com a robótica, elas aprendem a resolução de problemas, buscando as soluções de forma conjunta”, explica Lidiane Canever Wernke, coordenadora pedagógica municipal.
Ela cita o exemplo da construção de uma roda gigante, onde é preciso pensar na altura, na medida, na força e na intensidade do brinquedo – componentes que já despertam a atenção dos estudantes.
Lucas Lopes, de 9 anos, já esta ansioso para produzir um carro. “Nós estamos aprendendo as estruturas, as planícies, sobre como construir. O projeto da roda gigante foi muito legal, e agora queremos construir um carrinho que anda sozinho, um navio, um avião”, comentou.
Inicialmente, as aulas de robótica serão ofertadas para alunos dos 4º anos das escolas Cecília Meireles e João XXIII e do 1º ao 5º ano nas escolas de período integral e nos centros escola bairro. Em breve, as crianças também produzirão as peças em impressoras 3D, adquiridas pelo município.
Presenças
O início das aulas também foi acompanhado pelos vereadores Rogério Quadros e Anice Gazzaoui; pelo diretor de projetos e captação de recursos da Fundação Cultural, Alexandre Barbosa; diretores e coordenadores da Secretaria Municipal da Educação; diretores e professores do Centro Escola Bairro e da escola Érico Veríssimo.
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